Notícias

Romaria reúne escoteiros de todo país no Santuário - Dia 31/03/2019

Por Escoteiros do Ar - 26/06/2019
Romaria reúne escoteiros de todo país no Santuário - Dia 31/03/2019

Pelo 16º ano, escoteiros de todo o Brasil se reúnem neste domingo (31) no Santuário Nacional de Aparecida para a tradicional Romaria Escoteira. Cerca de 2.000 praticantes do escotismo, entre crianças, jovens e adultos, são aguardados para as atividades da peregrinação.

A expectativa é de que quase 100 Unidades Escoteiras Locais, de diversos municípios do país, participem do encontro, realizado anualmente no maior templo mariano do mundo.

A previsão de movimento na Basílica, neste domingo, é de 73,9 mil pessoas.

A programação começa com missa, às 8h, no interior da Basílica de Aparecida. Logo após, os escoteiros seguem para a Tribuna Papa Bento 16, no exterior da Basílica, para realizar o Grande Jogo, nome dado a uma atividade típica entre os escoteiros, realizada para homenagear a Padroeira do Brasil.

Trata-se de um grande caracol, realizado na Esplanada São João Paulo 2º. A partir de um sinal dado por um dos integrantes, os escoteiros dão as mãos em um grande círculo, que se aperta até todos estarem juntos, com o chefe ao centro. Neste momento, o último escoteiro da fila realiza o caminho inverso, puxando os demais escoteiros até desmancharem o caracol.

O momento conta também com homenagens e premiações. Neste ano, o grupo que vier de mais longe receberá um troféu. A premiação também será concedida para a unidade que trouxer o maior número de peregrinos.

Encerrando o encontro, a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, que há 15 anos acompanha grupos de escoteiros de todo o país, será sorteada para uma nova unidade. Ela ficará responsável por cuidar da imagem até a próxima Romaria Escoteira, que acontece em 2020. Em 2018, o grupo de Pinhalzinho (SP) foi contemplado com a visita.

A relação entre o escotismo e a Igreja Católica remonta aos primeiros anos do movimento. Junto a Robert Baden-Powell, o padre jesuíta Jacques Servin é considerado cofundador do escotismo. O religioso reescreveu a Lei e a Promessa Escoteira, introduzindo nela vertentes espirituais. Além disso, culminou na fundação dos Scouts de France, escoteiros católicos franceses ligados a World Organization of the Scout Movement, em português Organização Mundial do Movimento Escoteiro.

Em 2007, o Papa Bento 16 escreveu uma carta aos participantes do movimento por ocasião do centenário de abertura do primeiro campo de escoteiros do mundo.

No texto, o pontífice recordou que “fecundado pelo Evangelho, o escotismo é não apenas um lugar de verdadeiro crescimento humano, mas também o lugar de uma vigorosa proposta cristã e de um genuíno amadurecimento espiritual e moral, assim como de um autêntico caminho de santidade”.

No mesmo ano, cerca de 7.000 escoteiros se encontraram com o pontífice no Vaticano e, diante dele, renovaram a promessa escoteira.

Comentários

  • Foi lindo muita emoção . ver escoteiros de várias locais juntos num só propósito .União e fé
    Claudia regina neves araujo
    09/11/2019
Aguarde..