Especialidades

O que é uma Especialidade?

Um especialidade é um conhecimento ou uma habilidade particular que se possui sobre um determinado tema.

Dispor de tempo, estudar muito e dedicar-se com afinco são condições necessárias para que alguém se torne um especialista. Mas quase sempre existe um ponto de partida, geralmente uma pessoa ou um conjunto de circunstâncias, que nos estimulam numa determinada direção.

As Especialidades que propomos a você pretendem ser esse ponto de partida, estimulando a obtenção e o exercício de habilidades em torno de um ponto específico, ajudando-o a desenvolver novas aptidões, motivando a exploração de novos interesses e, como consequência, ajudando-o a se tornar uma pessoa melhor preparada para enfrentar a vida.

Na realidade, a conquista de uma Especialidade não faz de você um especialista, até porque estamos mais interessados no esforço que você desenvolve para conquistar uma Especialidade do que nos conhecimentos e habilidades que você adquire; mas pode ser um bom começo.

Você poderá ter contato com os mais variados temas para, mais tarde, eleger aquele em que você efetivamente vai querer se especializar, que sabe até definindo sua futura profissão.

"As Especialidades são voluntárias, individuais e se desenvolvem de modo flexível"

No Movimento Escoteiro, os jovens são incentivados a desenvolver e conquistar Especialidades, mas a decisão de fazê-lo é inteiramente voluntária.

Você decide se quer conquistar Especialidades, da mesma forma como você também decide qual é o melhor momento para fazê-lo. Você também é quem decide que Especialidades você quer conquistar. Aqui você verá uma série bastante grande de sugestões e idéias para a conquista de Especialidades, mas nada impede que você tenha outros interesses ou aptidões, que não estejam incluídas nesta relação.

As Especialidades devem ser desenvolvidas individualmente, embora nada impeça que você e mais um pequeno grupo de amigos (ou, até mesmo, toda a sua Matilha ou Patrulha), tenham um interesse comum e, por isso, decidam conquistar, ao mesmo tempo, uma determinada Especialidade.

Dependendo do tema escolhido e de sua complexidade, dos seus conhecimentos anteriores sobre o assunto, da maior ou menor facilidade que você tenha para desenvolver essa ou aquela habilidade e de sua própria disponibilidade, o tempo para a conquista de uma Especialidade pode variar bastante, assim como não existe nenhuma limitação para o número de Especialidades que você pode conquistar.

Mesmo que você nunca tenha tido contato com um assunto, você pode escolhê-lo como tema para a conquista de mais uma Especialidade. Para tornar isso possível, os requisitos para a conquista de cada Especialidade foram estabelecidos pela UEB - União dos Escoteiros do Brasil em níveis progressivos, que não têm nenhuma relação com o Ramo em que você se encontra. Independente de você ser um lobinho ou uma lobinha, um escoteiro ou uma escoteira, um sênior ou uma guia, é o seu grau de conhecimento anterior sobre o assunto, bem como a profundidade com que você pretenda desenvolvê-la, que vai determinar em que Nível você vai conquistar uma Especialidade. Assim, se você ignora completamente o tema envolvido em uma Especialidade, mas deseja conquistá-la, você pode trabalhar, inicialmente, sobre os requisitos mais simples, isto é, aqueles que constituem a base de conhecimentos mínimos que você deve adquirir para conquistar tal Especialidade.

Um vez atendido esses requisitos, você terá conquistado a Especialidade no Nível 1, e poderá decidir depois se quer prosseguir no atendimento a outros requisitos da mesma Especialidade, para conquistar seu Nível 2, ou se a conquista do Nível 1 já foi suficiente para atender a sua expectativa. Por outro lado, se você já tem alguma intimidade com o assunto e se considera possuidor daqueles conhecimentos mínimos exigidos para a conquista do Nível 1 de uma Especialidade, você pode perseguir, logo de uma vez, requisitos mais avançados, que lhe permitam conquistar o Nível 2 da mesma Especialidade ou, até, seu Nível 3, independentemente do Ramo em que você se encontra.

Para facilitar o controle da sua progressão, o número dos requisitos fixados para a conquista década Especialidade é, sempre, um múltiplo de três.

Um vez completado um terço desses requisitos, você terá conquistado o Nível 1; ao completar dois terços, você terá conquistado o Nível 2 e, finalmente, depois de atender à totalidade dos requisitos, você terá conquistado o Nível 3. E o melhor de tudo é que é você, em contato com o adulto que o estará ajudando em sua conquista, quem vai decidir a ordem em que os requisitos devem ser atendidos. Como as Especialidades são conquistas que você alcançou por meio do seu esforço pessoal, você as conserva mesmo quando muda de Ramo.

"Um escotista não é um Dr.Sabe-Tudo !!"

Os escotistas da sua alcatéia ou da sua Tropa conhecem uma variedade muito grande de assuntos; afinal de contas, eles têm a responsabilidade de auxiliá-lo em seu desenvolvimento, e isso exige que eles se esforcem para conhecer muitas coisas.

Mas nenhum deles é o Dr.Sabe-Tudo, e há de chegar um momento em que você se interesse por uma Especialidade que seja desconhecida para todos eles. Da mesma maneira, pode acontecer que, mesmo que um deles domine o assunto que você elegeu para a conquista de uma Especialidade, nenhum deles tenha tempo disponível para orientá-lo em sua conquista. Nada disso impede que você seja atendido em seu desejo de conquistar uma Especialidade. Depois que você manifestar esse desejo, os escotistas saberão encontrar alguém, dentro ou fora do Movimento Escoteiro, que o oriente, como instrutor ou examinador da Especialidade.

As Especialidades permitem aprender, fazer e servir.

Quando você decide conquistar uma Especialidade é porque está disposto a reunir informações sobre um determinado assunto (aprender), a pôr em prática algumas habilidades relacionadas com o tema (fazer) e a prestar algum serviço onde possa aplicar esses conhecimentos e habilidades (servir).

Embora as Especialidades não se relacionem diretamente com a sua progressão pessoal, elas representam crescimento e, no Movimento Escoteiro:

  • Ser mais útil

  • Ser mais participante

  • Ser mais responsável

Os distintivos de Especialidades são bordados sob a forma de sextavado, com 4 cm de largura, com fundo em amarelo para o Nível 1, verde para o Nível 2 e grená para o Nível 3. Contém nome e o desenho correspondente a cada Especialidade, Ramo de Conhecimentos em marca d´água, e a denominação Escotismo. Os distintivos de Especialidades correspondentes aos Ramos de Conhecimentos Habilidades Escoteiras e Serviços são usados na manga esquerda da camisa do uniforme ou traje escoteiro, sendo os demais usados na manga direita.

Aguarde..