O que é Escotismo?

"O Escotismo é uma escola de cidadania através da destreza e habilidade em assuntos mateiros." — Robert Baden-Powell, Escotismo para Rapazes, 1908

Escotismo

Fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

 

Um Método

UM COMPROMISSO PESSOAL - através de um código de vida simples: a Promessa e a Lei escoteiras.

APRENDER FAZENDO - participação ativa e na prática.

VIDA EM EQUIPE E DESENVOLVIMENTO PESSOAL- em pequenos grupos se desenvolve a liderança, habilidades para trabalhar em grupo e responsabilidade individual.

ATIVIDADES PROGRESSIVAS DIFERENTES E VARIADAS - atividades progressivas baseadas nos interesses das crianças e jovens. Atividades em contato com natureza: um ambiente rico de aprendizagem onde a simplicidade, criatividade e descoberta promovem aventuras e desafios.

 

Um Código de Vida

Uma DIMENSÃO ESPIRITUAL - um compromisso para buscar o valor espiritual da vida além do mundo material.

Uma DIMENSÃO SOCIAL - participando no desenvolvimento da sociedade, com respeito à dignidade de outros e a integridade da natureza. Promovendo a paz, compreensão e cooperação local, nacional e internacional.

Uma DIMENSÃO PESSOAL - desenvolvendo o senso de responsabilidade pessoal e estimulando o desejo pela auto-expressão responsável.

 

Contribuição à Sociedade

Os escoteiros são envolvidos em um grande número de assuntos que enfrentam as comunidades onde eles vivem.

Escoteiros trabalham com outros grupos da comunidade para atingir objetivos em comum. Eles trabalham com amigos, vizinhos, líderes da comunidade e outras organizações.

Muitos escoteiros trabalham em projetos de cooperação bilateral entre o movimento escoteiro e outras ONG´s, comunidades específicas, grandes empresas, e Estado.

Os escoteiros estão envolvidos em...

  • Saúde, principalmente da criança,

  • Prevenção ao uso de drogas,

  • Água limpa e serviços de saúde pública,

  • Tecnologia,

  • Moradia barata,

  • Alfabetização,

  • Educação para a paz,

  • Treinamento de habilidades para a vida,

  • Crianças em risco,

  • Integração com excepcionais,

  • Educação para a vida familiar,

  • Direitos da criança e do adolescente,

  • Produção de comida e agricultura,

  • Educação e conservação ambiental,

  • Fontes de energia renovável,

  • Reflorestamento,

  • Treinamento de habilidades para o trabalho,

  • Desemprego da juventude,

  • Comunidades imigrantes e minorias,

  • Educação sobre assuntos relacionados ao desenvolvimento pessoal e sustentado.

 

Vida ao ar livre

O acampamento é o auge da vida de um escoteiro. O contato com a natureza é imprescindível, já que se afastar da cidade e entrar em contato com as dadivas naturais traz saúde e felicidade.

Excursionar faz o escoteiro encontrar novos lugares, descobrindo novas vidas. A aventura tornando-o mais forte e rijo. Com um sorriso no rosto, enfrenta de peito aberto as intemperes.

Mas para acampar e fazer excursões tem que haver uma preparação, conhecimento de técnicas que possibilitem a vivência nas condições mais adversas.

 

Conhecimento sobre a Natureza

Observar a natureza pode trazer grandes benefícios, B-P em Escotismo para Rapazes diz que seguir rastros é uma maneira divertida para saber mais sobre os animais, levando a pessoa a um alto nível de observação; assim como observar pessoas. E é vergonhoso para um escoteiro não reparar em algo e outra pessoa mostrar-lhe.

 

Os Cavaleiros da Idade Média

Em uma visão idealizada, os cavaleiros são lembrados por sua honra. O escoteiro é equiparado com eles, na medida em que para um escoteiro a sua honra está acima de sua própria vida, assim como a sua Pátria. E também pela hierarquia e fraternidade de um grupo de cavaleiros, da mesma forma que se estrutura uma patrulha escoteira.

 

O Código de Cavaleiros

Assim como os cavaleiros escoteiros seguem alguns códigos de honra, lembrando que sua honra é sagrada; sua Pátria, seu Deus estão sempre presente em sua mente; cortesia para com mulheres, crianças, idosos e mais fracos, tem que ser presente todo o tempo; prestativos sem discriminação; poupar dinheiro e comida para doar para aqueles que não podem os ter; aprender o manejo de ferramentas que possam defender seus princípios; manter-se forte, saudável e ativo para cumprir o Código.

O escoteiro também deve praticar boas ações diariamente, pequenas coisas, mas sempre e nunca esperar algo em troca.

 

Salvamento de Vidas

O escoteiro tem que estar preparado para salvar vidas, para isso não basta ler livros, tem que praticar e sentir-se preparado para tal, esse é dos motivos para o lema: Be Prepared, estar preparado para qualquer situação e agir com frieza e saber o que está fazendo.

 

Resistência

O escoteiro tem que estar com o corpo preparado para os desafios, para isso ele deve manter um excelente condicionamento físico, ter resistência para aguentar noites no frio, já que muitas vezes dormirá ao ar livre, assim como banhos diários.

 

Patriotismo

Viver pelo prazer, deixando a pátria em segundo plano não faz a pessoa um escoteiro, segundo B-P deve haver sempre ações que colaborem com a Pátria e com o globo. Ser escoteiro e ser um bom cidadão.

Aguarde..