Nossa História

No dia 23 de abril de 1976, um grupo de senhores admiradores do escotismo reuniu-se na sede dos Patrulheiros de Guarulhos, localizada na Praça Cícero Miranda, 359, Bairro de Vila Galvão, Guarulhos/SP, sob a orientação do Mj. Dalton Gobbo, do Prof. Leonardo Placucci e do antigo escoteiro João Baptista de Souza, que convidaram o Chefe Jayme Janeiro Rodrigues, Comissário do Ar da Região de São Paulo e um dos fundadores do Escotismo do Ar no Brasil, o qual aceitou o convite, vindo acompanhado dos chefes Pedro Avancinni e Willian Leghf Charub.

 

Reunidos no salão principal daquele estabelecimento, o Chefe Jayme Janeiro proferiu uma palestra aos presentes sobre o que era o Escotismo, bem como proceder para a fundação de um Grupo Escoteiro. O Mj. Dalton Gobbo apresentou ao Chefe Janeiro alguns patrulheiros que se dispunham a fazer parte do Grupo Escoteiro e ainda dois patrulheiros maiores para que fossem os auxiliares do Chefe do Grupo Escoteiro que acabara de ser criado. 

 

O antigo escoteiro João Baptista de Souza, que vinha realizando brilhante trabalho no Patrulhismo, foi aclamado como primeiro Chefe do Grupo Escoteiro. O Chefe Janeiro lembrou aos presentes que na criação de um Grupo Escoteiro deveria se escolher o nome do Grupo. Dentre os diversos nomes ventilados, por sugestão do Chefe Janeiro, o nome do Major Brigadeiro Newton Braga, velho às da Aviação Brasileira, herói do JAHU, foi aceito pelos presentes com uma salva de palmas. Em seguida, ficou deliberado oficializar o Grupo Escoteiro junto a União dos Escoteiros do Brasil (UEB), Região São Paulo, por meio de autorização provisória.

 

Em 15 de dezembro de 1979 o Grupo Escoteiro foi fundado oficialmente, com o reconhecimento por parte da UEB. Tendo como primeiros integrantes na sua fundação: Leonardo Placucci (Diretor Presidente), Irineu Uebara (Diretor Vice-Presidente), Antonio Cerconi (Diretor Administrativo), Juraci Salles (Diretora Administrativa Adjunta), Fernando Pereira de Andrade (Conselho Fiscal), Nilton Procópio de Oliveira (Conselho Fiscal), Eunice Maria de Almeida (Conselho Fiscal), João Baptista de Souza (1º Chefe de Grupo), João Baptista de Souza Filho (1º Lobinho) e João Carlos da Silva (1º Escoteiro).

 

Desde então, teve como sede escolas e ginásios de Guarulhos e formou centenas de melhores cidadãos, educando crianças e jovens dentro do Movimento Escoteiro. Em 1995 transferiu-se, por iniciativa de alguns militares entusiastas do Escotismo, para a Base Aérea de São Paulo, onde permanece até hoje, sediado em instalações desta Organização Militar. Permeado de uma série de conquistas e realizações, é um dos Grupos Escoteiros mais tradicionais do Estado de São Paulo e o mais antigo em atividade na cidade de Guarulhos.

 

Galeria de Ex-Presidentes

LEONARDO PLACUCCI

JOÃO BAPTISTA DE SOUZA

ARTHUR LEOLINO DA SILVA JUNIOR

JOÃO CARLOS DE OLIVEIRA (1998-2004)

MARLENE MARTINS DE ALMEIDA DE SOUZA (2004)

ROSEMEIRE VARELLA (2005)

GISELENA PINHEIRO MARTINS (2006-2007)

THIAGO SAMPAIO (2008-2013)

VINICIUS PEDRINHO (2014-2015)

LISLEY MARIA BELOTTI (2016 - 2017)

RITA DE CASSIA GUAZZINI DE OLIVEIRA (2018 - 2022)

DIONESIO GOMES MORENO NETO ( ATUAL)

Aguarde..